Blog
Inauguração de loja: 9 dicas para o grande dia
A inauguração de sua loja é uma questão fundamental no sucesso do seu negócio no longo prazo. Qualquer erro no planejamento durante a preparação da abertura da loja pode atrapalhar a estratégia de fidelização do consumidor e impedir o crescimento da marca no mercado de atuação. Afinal, este poderá ser a primeira impressão que estes clientes terão da sua loja e da sua marca e é muito importante construir um bom relacionamento desde o princípio.
O melhor caminho, nesse caso, consiste em criar um planejamento detalhado que passa por diferentes etapas de organização. Ao avaliar desde o orçamento até a estrutura do espaço para receber os convidados e realização das ações planejadas, a qualidade do produto que será oferecido e o ambiente que você quer proporcionar durante a inauguração são essenciais.
Quer saber como planejar a inauguração da sua loja para que ela seja um sucesso? Neste texto trazemos um guia completo sobre o assunto. Não perca mais tempo e confira as nossas sugestões. Boa leitura!
Confira 9 dicas para inauguração de loja
É muito comum todo mundo do setor do varejo ficar ansioso com o dia da inauguração de uma nova loja. Apesar de ser uma questão natural, se o planejamento e a organização da abertura estiver sob controle, a confiança da equipe no trabalho vai ficar evidente aos consumidores.
Logo, o mais importante é confiar no plano estratégico traçado para garantir foco de todos no que realmente se destaca: a qualidade do produto, a estrutura bem planejada e o atendimento baseado nas preferências do público-alvo. Com tudo organizado, fica mais simples contornar qualquer imprevisto que possa acontecer em uma data tão importante e esperada.
Data da inauguração
De nada adianta se esforçar no planejamento de marketing se você não escolher bem a data para a inauguração da loja. Por exemplo, se você escolher uma data que tenha algum outro evento importante para o público-alvo e convidados, ou concorrentes planejaram fazer algum evento no mesmo dia. Até mesmo outros lançamentos de comércios na mesma região ou um mega saldão de uma loja renomada podem atrapalhar.
Para evitar esse tipo de problema, faça uma pesquisa detalhada sobre a sua concorrência. Afinal de contas, saber como eles fidelizam e se relacionam com os consumidores é um ponto de partida essencial. Isso permitirá que você saia na frente e faça algo diferenciado, ganhando uma identidade original e ainda despontando com ações capazes de impactar e surpreender os consumidores.
Ações alinhadas
As ideias das campanhas de marketing relacionadas a inauguração de um novo negócio devem evidenciar, no ponto de vista do cliente, as qualidades que a empresa deseja destacar. Saiba que qualquer brinde ou campanha de varejo escolhida precisa ser condizente com a solução entregue.
Tudo tem que funcionar de maneira coordenada e, por isso, ter ativações que criem memórias positivas é fundamental. O marketing sensorial, nesse caso, se mostra como uma excelente opção.
Marketing sensorial
Você pode optar por sair do lugar comum através da implementação de estratégias de marketing sensorial. As ações nesse ramo de marketing tem como objetivo despertar os cinco sentidos dos consumidores em busca de empatia e fidelização. O mais importante é que, ao oferecer uma experiência singular, a marca se fortalece na jornada de compra e aumenta as chances de crescimento.
Muitas vezes as ações do marketing sensorial podem passar despercebidas pela maioria dos clientes, mas isso não é algo ruim, apenas indica que a ação feita é sutil, mas está influenciando o comportamento do consumidor de forma inconsciente. Veja, a seguir, algumas sugestões de ações que você pode usar na inauguração da sua loja:
- Realidade aumentada que permite transportar o consumidor para um ambiente que ele experimente o produto em sua realidade;
- Organizar os produtos de maneira que chame a atenção do cliente, como separação por cores, tipos, tamanhos;
- Dispensador de aromas, conferindo um cheiro característico para a loja, ainda se você trabalhar no ramo de alimentos ele poderá impulsionar a venda dos produtos;
- Totens com produtos para que o público possa tocá-lo em situações personalizadas;
- Música ambiente para oferecer uma atmosfera agradável;
- Iluminação para destacar alguns produtos ou ponto da loja.
Customer experience
A empresa que não compreende que a decisão está nas mãos do consumidor, certamente, acaba perdendo dinheiro no mercado. De fato, entregar a melhor experiência no primeiro contato que o cliente tem com a sua marca é decisivo para que aquela compra não seja única.
Estratégias vazias até podem render um certo impacto positivo em um primeiro momento, e resultar em um aumento momentâneo de vendas, mas de nada adianta se o consumidor não for fidelizado, não é mesmo? Dessa forma, a estratégia de customer experience (experiência do cliente) deve ser usada como uma forma de englobar diversos pilares que estabelecem o relacionamento entre a sua marca e o seu cliente.
O processo gira em torno de não apenas criar experiências pontuais inesquecíveis, mas também demonstrar toda a seriedade envolvida no trabalho realizado. Dentro desse contexto, estão reunidas estratégias de atração na jornada do cliente, distribuição de pontos de contato com a empresa e ambientes repletos de características particulares que geram interação.
Layout de loja
A visão do layout da loja também é decisiva no fechamento de uma compra. Esse efeito em uma inauguração, no entanto, costuma ser multiplicado, pois se refere ao conceito e a imagem que a marca deseja passar. A experiência agradável, em uma situação como essa, começa na entrada da loja, passando pelos corredores de gôndolas e ilhas de produtos, os espaços de atendimento ao cliente para tirar dúvidas, até chegar no momento de fazer o pagamento.
Outro ponto importante que você deve ter cuidado é com a quantidade de pessoas na loja. Geralmente, as inaugurações tendem a atrair um grande número de pessoas, principalmente quando há descontos e distribuição de brindes envolvidas. Por isso, você pode planejar o espaço para o dia de inauguração deixando mais espaço para a circulação de pessoas. Pode até não parecer à primeira vista, mas faz maravilhas em longo prazo.
Divulgação da inauguração
Para uma inauguração de loja ou supermercado de forma eficaz, é preciso que as pessoas compareçam ao grande dia, certo? Nesse sentido, definir como será feita a divulgação do evento é um importante passo a ser considerado, especialmente para alcançar as pessoas que de fato terão interesse em seu negócio.
A possibilidade de conhecer melhor o seu público poderá ser um grande diferencial para a sua empresa no futuro. Afinal, uma vez que você entenda quais são os canais mais utilizados por eles, ficará mais fácil conversar com eles no futuro. As redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para se comunicar com o seu cliente. Portanto, traçar uma estratégia para as publicações, de modo que o cronograma atenda às suas necessidades e possa alcançar um número maior de pessoas, é essencial.
Entre as ações a serem adotadas, aproveite os diferenciais do Facebook. Por meio de uma fanpage, você tem a possibilidade de apresentar dicas sobre o seu nicho de atuação tornando-se autoridade no assunto, além de fazer postagens relacionadas à sua inauguração. Esse canal ainda disponibiliza a oportunidade de criar um evento, com as descrições da programação, data, hora e local, além de poder aplicar a identidade visual do negócio para já fixar o valor de sua marca.
Outra rede bastante interessante para utilizar é o Instagram. Por lá você pode fazer publicações utilizando as hashtags, ou mesmo utilizar outras funcionalidades que essa rede oferece, como stories, reels, caixinha de perguntas e enquetes. Estimular a interação e o engajamento dos seguidores poderá ajudar a sua inauguração a ser um sucesso e a conseguir conquistar os clientes para o futuro.
Ofereça brindes aos frequentadores
Oferecer brindes em um negócio traz grandes vantagens para a empresa. Entre eles, traz maior visibilidade, além de tornar o relacionamento com o cliente mais próximo. Destaca-se, ainda, o reconhecimento de sua marca, especialmente se o item for de grande utilidade em seu dia a dia.
A valorização ao público e aos clientes que foram até a inauguração também é um benefício a ser considerado, pois demonstra que todos eles são importantes para o crescimento de sua empresa e gera uma cumplicidade entre as duas partes.
Mas afinal, quais brindes oferecer? Cupons de desconto para as primeiras compras, por exemplo, aumentará as oportunidades de vendas, além de contribuir para o marketing boca a boca.
Outra opção é dar brindes personalizados com a sua marca também. Assim, o consumidor poderá lembrar da sua marca por longos períodos. Porém, o mais importante é que esses sejam itens úteis, para que não sejam descartados assim que saírem da sua loja na lata do lixo. Dentre os itens mais comuns, podemos mencionar: squeeze, canecas, bolsas, chaveiros, canetas, lápis, blocos de notas, agendas, camisetas, dentre outros.
Lembre-se sempre de seguir com a identidade visual do seu negócio, uma vez que essa estratégia traz amplas possibilidades para fixar a sua marca.
Crie promoções exclusivas para a inauguração
Novamente, existe a necessidade de analisar o seu orçamento para criar promoções exclusivas para o dia da inauguração. Tenha um objetivo claro para esses descontos, ofereça valor ao cliente, além de ficar atento ao calendário (caso a sua abertura seja próxima a períodos sazonais, poderá utilizar esse fator ao seu favor).
Outra boa dica é criar programas de fidelidade para aqueles que fizerem as primeiras compras. Entre as estratégias a serem adotadas, ofereça um percentual de desconto nas próximas compras, ou até mesmo estimule novas aquisições oferecendo outros itens para as demais vezes que forem até o seu mercado.
Não se esqueça de divulgar todas essas oportunidades! Afinal, é preciso que o cliente tenha o entendimento de quais serão as vantagens oferecidas a quem for na sua loja no dia da inauguração.
Registre a inauguração
Por fim, não deixe de registrar a inauguração. O ideal é que algum de seus colaboradores esteja preparado especificamente para essa estratégia, uma vez que você precisará dar atenção aos convidados. Nesse caso, a ferramenta stories do Instagram será uma importante aliada. Faça vídeos, fotos e pegue depoimentos de alguns de seus clientes abordando a percepção que eles tiveram sobre aquele espaço.
Além disso, é possível aproveitar as funcionalidades que o Instagram oferece, como enquetes e “jogos” de pergunta e resposta que vão estimular a curiosidade de seus seguidores. É preciso mostrar-se presente para que aqueles que não foram à inauguração sintam-se motivados a conhecerem o seu estabelecimento. Afinal, esse é apenas o início de uma história de sucesso.
Por que a inauguração de uma loja é tão importante?
A inauguração de uma loja é um fator determinante no relacionamento com o cliente no varejo. Isso porque a primeira impressão precisa ser a melhor possível para gerar um relacionamento de confiança, atrair interesse e fazer a diferença em seu mercado de atuação.
Diante disso, investir em uma estratégia segmentada de inauguração se mostra como um fator decisivo para se destacar também da concorrência. Sem contar a possibilidade de colocar a marca na rotina dos futuros compradores e agregar valor ao produto oferecido.
O mais importante, nesse caso, está em conhecer bem o setor de atuação da loja para identificar quais ações serão mais impactantes.
Pronto! Agora você já sabe como organizar uma inauguração de loja bem elaborada para surpreender. A partir de um planejamento bem montado e investimentos direcionados baseados em conhecimento do público, fica muito mais simples se destacar da concorrência e alcançar uma boa margem de lucro.
Quer conhecer mais sobre a Arius e todas as nossas soluções? Cadastre-se abaixo:
Veja quais as cinco tendências do varejo que serão destaque na NRF 2024
Blog Veja quais as cinco tendências do varejo que serão destaque na NRF 2024! O varejo é uma indústria em
Varejo online no Brasil: estudos apontam oportunidades para diversos nichos
Blog Varejo online no Brasil: estudos apontam oportunidades para diversos nichos O varejo online no Brasil ganhou forças na última
Qual a importância de monitorar um PDV em tempo real?
Blog Qual a importância de monitorar um PDV em tempo real? Os avanços tecnológicos são constantes, e utilizá-los a favor
ERP para varejo: o que é e como funciona?
Blog ERP para varejo: o que é e como funciona? Se você é gestor ou dono de uma empresa do