[GUIA] 09 coisas para conferir antes de abrir um e-commerce

Quando o lojista decide iniciar seu empreendimento, geralmente existe um planejamento e uma série de pesquisas para minimizar riscos e garantir que aquele investimento não será perdido. Essa é uma etapa importante para impedir prejuízos no início de um negócio.

Abrir um e-commerce não é diferente e necessita de cuidados para que não se torne um “um tiro no próprio pé”. Por isso, em parceria com a plataforma de e-commerce Instabuy, listamos abaixo alguns cuidados que vão guiar a jornada do supermercadista após abrir o seu próprio e-commerce.

1 – Entenda como encaixar seu negócio no mundo digital 

Pode parecer simples, mas abrir um e-commerce é um exercício que exige planejamento e preparo.

Da mesma forma que é necessário conhecer de toda a operação física do negócio, no e-commerce não será diferente e precisará de uma sinergia entre processos físicos e digitais. Algumas coisas que devem ser analisadas:

  • Quais produtos o cliente busca no meio digital? Não é necessário colocar todos os produtos da sua loja disponíveis no seu e-commerce, mas é fundamental que os produtos estratégicos já estejam desde o início.
  • A operação física está conectada com a digital e não possui gargalos? 

2 – Alinhamento com o plano de negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para a empresa saber onde ela quer chegar. Um e-commerce precisa estar alinhado com este plano de negócios. Alguns pontos são:

  • Tenha um planejamento financeiro com os custos de criação do seu e-commerce e a meta de faturamento esperado ao longo de um período de adaptação ao projeto;
  • Saiba quem é seu público-alvo e quem você irá impactar através de campanhas de Marketing;
  • Criar promoções e atraia a clientela com preços competitivos;
  • Estruturar uma logística eficiente.

3 – Quais canais de anúncios serão utilizados?

Um e-commerce não pode ficar apenas esperando que seu cliente faça pesquisas num buscador e encontre-o na sorte. As chances de isto acontecer são pequenas e podem acabar frustrando expectativas e quebrando a operação.

É necessário investir em divulgação online, panfletagem na região do mercado, anúncios em redes sociais, etc. Uma sugestão é começar criando anúncios simples e então evoluir a qualidade deles. Isto pode ser feito das seguintes formas:

  • Estude anúncios dos concorrentes e aprimore seu trabalho;
  • Conheça seu público e saiba o que ele está buscando e suas necessidades;

4 – Ter uma estratégia de venda progressiva clara 

Uma dúvida recorrente entre lojistas que querem embarcar no mundo das vendas online é saber o quanto a sua operação irá conseguir suprir os pedidos e demandas dos consumidores já no início.

A melhor estratégia para este caso é definir uma quantidade de pedidos que o supermercado vai conseguir atender no início e, progressivamente, ir aumentando a capacidade de sua operação, com mais colaboradores, uma melhor infraestrutura, um planejamento de marketing mais estruturado, sempre tendo controle dos custos e da contabilidade.

5 – Conferir estoques e organizá-los no mundo online

É essencial que o controle de estoque esteja alinhado com a plataforma online, para garantir que não haverá gargalos na operação durante o lançamento do e-commerce.

Entender como integrar o estoque real com o digital é necessário. O lojista precisa verificar junto ao seu software de ERP se ele possui conexão e conectividade com a plataforma de e-commerce contratada.

A Arius Sistemas, através das nossas soluções de frente de caixa e de ERP, possui 100% de integração com a plataforma de e-commerce da Instabuy.

6 – Entender as leis e regras para abrir um e-commerce

Em qualquer negócio, há um conjunto de leis e regras que devem ser seguidas. E o cenário digital não foge à regra. O seu e-commerce também precisa se adaptar às leis e diretrizes do mundo online.

É necessário estar antenado às novidades sobre leis de comércio digital, principalmente com o início das penalizações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), evidenciar dentro do site informações para o cliente sobre políticas de trocas, entregas e ressarcimentos.

O cliente busca segurança ao escolher um local para fazer as suas compras.

7 – Prestar atenção à operação logística

Não há nada mais frustrante para um consumidor do que fazer uma compra online e receber o pedido com atraso ou, ainda, com algum produto errado. Para oferecer a melhor experiência de entrega para os seus clientes, tenha muita atenção aos seus processos logísticos.

A gestão dos pedidos, o processo de embalagem e o envio para o endereço do comprador devem ser passos bem definidos para garantir a eficiência e agilidade da sua cadeia logística.

Contar com parceiros confiáveis para o transporte das encomendas também é muito importante nesse sentido. Busque empresas reconhecidas no mercado e que cumpram com os prazos prometidos. 

8 – Opções de pagamentos

É essencial escolher as formas de pagamento que serão aceitas e utilizadas no seu e-commerce.

Tão importante quanto ter essas ferramentas em funcionamento, é válido pensar em oferecer formas de pagamento que estejam acessíveis para o seu cliente. Ou seja, você deve trazer alternativas para que ele possa quitar a compra da maneira mais conveniente para ele.

Avaliar criteriosamente qual o melhor gateway de pagamento evitará dores de cabeça e a cobrança de taxas abusivas na sua operação.

9 – Design e usabilidade da loja

A aparência da loja é a primeira barreira que o cliente encontra. A sua loja não precisa ter o design para e-commerce mais bem elaborado e nem o mais chamativo para fazer seus clientes se interessarem e se sentirem seguros no momento de finalizar a compra.

Basta fornecer um design para e-commerce simples, bonito e intuitivo, que entregue ao seu cliente uma loja em que ele consiga comprar sem distrações (simples) e de maneira rápida, fácil e prática (intuitivo).

Criado em parceria com a Instabuy, este guia oferecerá boas dicas para que o supermercadista tenha sucesso em suas primeiras vendas online.

Além disso, ao contratar a Instabuy como sua plataforma de e-commerce, boa parte dos recursos aqui apresentados serão solucionados durante a integração e desenvolvimento do e-commerce, aliviando a carga deste processo para o lojista.

 

Créditos:
Giovani Rodrigues – Product Manager na Instabuy
Vinicius Scalli – Marketing na Arius

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