Blog

Varejo online no Brasil: estudos apontam oportunidades para diversos nichos

varejo-online

O varejo online no Brasil ganhou forças na última década, aflorando diversos novos nichos e isso especialmente pela expansão da internet e o domínio tecnológico da geração nativa digital.

 

A recente pandemia que o mundo enfrentou fez com que esse cenário se tornasse comum, inclusive, no consumo de produtos e serviços essenciais.

 

Com isso, diversos nichos de atuação apresentam oportunidades de atuação e fortalecimento. 

 

No entanto, o primeiro passo para uma empresa se consolidar no mercado é contar com um bom sistema de gestão de loja, que permita uma visão detalhada aos gestores.

 

Nesse texto, você entenderá melhor como está sendo a trajetória do varejo online no Brasil, os diversos nichos em expansão e qual software para varejo pode contribuir para o seu negócio.

 

Como funciona o varejo online no Brasil

 

O varejo online no Brasil vem crescendo significativamente.

 

Isso se deve principalmente pelas mudanças nos hábitos de consumo das pessoas, que encontram na compra online uma opção com maior economia de dinheiro e tempo em meio a correria dos dias atuais. 

 

A expansão da internet fortalece o varejo online no Brasil e no mundo, especialmente em uma era em que os nativos digitais nascem e crescem com domínio tecnológico e forçam o cenário comercial a acompanhar as tendências e caminhar para o e-commerce.

 

E se as coisas naturalmente caminhavam para o fortalecimento da presença do varejo online no Brasil e em diversos outros países, com a pandemia, esse processo se consolidou. 

 

Isso porque se tratava de um evento que as últimas gerações não estavam preparadas para lidar e encontraram nas compras online.

 

Números apresentam crescimento

 

Segundo números de estudos mercadológicos de 2014 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, em 2013 o varejo online no Brasil já apresentava um crescimento de 28% em relação ao ano anterior, mesmo há quase 10 anos atrás.

 

As projeções do estudo eram que, até 2017, o crescimento permanecesse crescente na casa de dois dígitos em relação aos anos anteriores. 

 

O tempo passou e, em 2020, o mundo passou pela pandemia do Coronavírus.

 

Decretos de quarentena em diversos países conduziram o consumidor às telas, tornando a opção da compra online indispensável, inclusive no Brasil. 

 

A pesquisa “Consumo Online do Brasil”, realizada pela Edelman, mostrou que, mesmo após as ações de proteção contra o Covid-19 estabelecerem segurança para a abertura de estabelecimentos comerciais e a realização de compras presenciais, 1 em cada 4 brasileiros pretende continuar fazendo suas compras no formato online no pós-pandemia.

 

Isso demonstra um fortalecimento do varejo online no Brasil e as oportunidades para diversos nichos de atuação.

 

Tipos e nichos em destaque

 

Em 2013, o estudo mercadológico do Sebrae apontou que as categorias mais vendidas no varejo online no Brasil eram: moda e acessórios, com 13,7%; eletrodomésticos, com 12,3%; cosméticos e perfumaria, incluindo cuidados com saúde, teve 12,2% e Informática e assinatura de livros ou revista ocuparam, ambos; 9% no índice.

 

Esses foram os apontamentos de quase 10 anos atrás.

 

Atualmente, produtos e serviços essenciais ganham força no varejo online no Brasil, como mostra a pesquisa da Edelman de 2021. 

 

  • Em primeiro lugar, o setor de alimentos e restaurantes predomina com 87,9%.

 

  • Em segundo, supermercados e farmácias, com 72% de preferência.

 

  • O entretenimento vem em terceiro, com 64,6% de aderência dos entrevistados, mostrando que esses três primeiros tópicos em destaque representam bem o perfil do consumidor do pós-pandemia no varejo online no Brasil.  

 

Como destacar minha empresa no varejo

varejo-online-no-brasil

Quando se fala em destaque no varejo, é interessante considerar que o primeiro passo é uma boa gestão. 

 

Para isso, contar com um bom sistema de gestão de loja se torna indispensável para o sucesso da empresa.

 

Isso porque um bom software para varejo pode contribuir significativamente para a organização do fluxo de informações do estabelecimento e servir de ponte entre os setores, colaborando para uma gestão mais objetiva e eficiente.

 

Todo varejo que imerge para a venda on-line tem, entre as principais preocupações,  a gestão de informações como estoque para garantir uma melhor experiência ao cliente. Daí, a relevância da implantação de um software de gestão de varejo.

 

O estoque virtual e o estoque on-line devem ser interligados.

 

Desde as pequenas empresas até as de médio e grande porte devem contar com um sistema de gestão de loja para garantir uma plena administração e caminhar rumo à ascensão no mercado.

 

Até porque, diante de todos dados e processos que envolvem a gestão de uma empresa, um software para varejo é o que vai permitir o controle necessário para uma posição de destaque na área.

 

Ainda que o varejo online no Brasil se mostre em constante fortalecimento e o apontamento de nichos demonstrem oportunidades de atuação, gestores que voltam os olhos para o essencial, que é o sistema de gestão de loja, encontram nesta visão geral da empresa as respostas para a ascensão da empresa. 

 

Conte com a Arius para encontrar o software para varejo que sua empresa precisa e garanta uma plena gestão do seu estabelecimento.

 

Arius Sistemas e Softwares

 

A Arius Sistemas está no mercado de tecnologia desde 1985, oferecendo soluções que facilitam o dia a dia do varejo. 

 

Com a relevância conquistada neste mercado, aos poucos nossa empresa conquistou seu espaço no setor e firmou seu nome.

 

Conforme crescemos, precisamos de novos escritórios para melhor atender nossos clientes de forma especializada.

 

No início dos anos 2000, a sede da Arius mudou para a cidade de Americana, localizada no interior do estado de São Paulo e a partir disso, começamos a desenvolver nossos sistemas de desenvolvimento.

 

Contamos com 250 colaboradores diretos, distribuídos em cinco escritórios estrategicamente localizados no Estado de São Paulo e duas fábricas de software, com capacidade para atender varejistas em todo território nacional, neste mercado em constante evolução.

 

Para encontrar um escritório perto de você, entre em contato com a gente! 

Quer conhecer mais sobre a Arius e todas as nossas soluções? Cadastre-se abaixo: